Tão antigas quanto comuns, as Fusões e as Aquisições de Empresas (F&A/M&A) têm se tornado cada vez mais presentes no mercado corporativo. Apesar da frequência e da importância de tais operações, são relativamente recentes as obras que retratam o aspecto humano nestas operações.
Por meio de um trabalho totalmente voltato para o fator humano, a ATMA procura consolidar suas ações, atendendo clientes segundo quatro perspectivas principais.
a) Perspectiva da Gestão
Nesta perspectiva, convidamos você a pensar os processos de combinação empresarial de forma diferenciada, examinando as dinâmicas de integração através dos olhos dos gestores e elaborando ações que podem ser executadas ainda na fase de planejamento de um processo de Fusão e Aquisição.
b) Perspectiva dos Recursos Humanos
Nesta perspectiva, oferecemos uma visão clara e detalhada de como planejar e gerir uma combinação de sucesso, apresentando alguns modelos para construção de comprometimento em momentos de combinação.
c) Perspectiva da Cultura Organizacional
Nesta perspectiva, fazemos um diagnóstico acerca das culturas das empresas que estão envolvidas e sugerimos ações a serem exectuadas na nova empresa resultante do processo, minimizando assim os efeitos maléficos e maximizando efeitos benéficos do choque cultural.
d) Perspectiva Intergrupo/Intercategorial
Nesta perspectiva, parte-se do pressuposto de que a forma como as pessoas avaliam as Fusões e Aquisições e a forma como se identificam com as empresas das quais fazem/faziam parte impacta diretamente no sucesso destas operações. Neste sentido, avaliamos tais aspectos e sugerimos intervenções cientificamente fundamentadas.
Fonte:
Castro, V.C.D. (2014). Sobreviventes da Fusão e Categorias Sociais: um estudo comparativo acerca do fenômeno das fusões. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia.
Moreira, M. (2007). Dos grupos às categorias sociais: contributos para a compreensão dos processos de fusões e aquisições de empresas. Tese de doutorado. Universidade do Porto. Porto.